terça-feira, 30 de julho de 2013

6 meses

Dia 29 na segunda o principe completou 6 meses. Nossa como passa rapido,meio ano ja. Os melhores e mais felizes 6 meses da minha vida. Terminei  o dia 29 de janeiro de 2013 com chave de ouro ganhando a minha jóia rara, a pessoinha que veio ao mundo para me fazer feliz e fez 6 meses que você chegou meu filho amado quem eu amo mais que tudo na vida, por quem sou capaz de dar a vida. E hoje vivo por você, meu tudo, o ar que respiro, minha realização. Meu complemento de vida, minha felicidade, meu motivo de viver todos os dias enfim minha vida. 






sábado, 27 de julho de 2013

Introduzindo Alimentos

Começamos a introduzir alimentos, Ha 2 semanas comecei a introduzir suquinhos para o principe ele nao esta aceitando suco nao faz careta cospe para fora. Semana passada introduzi papinhas de frutas e neston, as frutas nao esta aceitando muito, ja a papinha de neston ele toma melhor. Ontem dei mamao e nada de aceitar, vou dar frutinhas ele fecha a boca e nao abre, entao ontem eu bati mamao com leite e neston ele amou tomou uma mamadeira cheia. Depois que ele começar a aceitar melhor a papinh doce e sucos irei começar a dar as papinhas salgadas. Primeiro quero que ele aceite as frutinhas e conseguir substituir pelo menos por uma mamada porque ele come so um pouquinho e ja tenho que dar leite em seguida.  
  Bom e isso queridas, ah segunda ja entramos no sexto mes e volto com mais post.
 beijos

domingo, 7 de julho de 2013

Fases de crescimento e desenvolvimento

Ando cansada exausta,  a crise chegou aqui em casa denovo, como tinha comentado em um post anterior que Enzo estava na crise, depois que completou os 4 meses ficou assim está pior que na crise dos 3 meses, e desde dos 4 meses e meio não está dormindo bem,  não dorme anoite direito, ele dorme um pouco quando lá para 1 da manhã acorda chorando e assim passa toda anoite acordado, e quando dorme acorda de 20 em 20 minutos as vezes menos tempo e já chorando, graças a Deus tem 2 noite que dorme melhor mas mesmo assim nao e anoite inteira, enjoado só quer colo. Estava lendo sobre  pico de crescimento e salto de Desenvolvimento e cheguei a essa conclusão de que ele está passando por um Salto de Desenvolvimento. Agora ter calma paciência e esperar passar afinal essa que ele está passado é a pior e a mais intensa. Para  entender melhor sobre o pico de crescimento e salto de desenvolvimento vou publicar uma matéria. Bom é isso beijos para vocês e logo volto com mais post. 

Fases de crescimento e desenvolvimento que modificam o sono do bebê e da criança

O desenvolvimento e o crescimento do bebê no primeiro ano e além podem provocar alterações no seu sono. Veja como saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação podem interferir no sono.
O primeiro ano da criança é uma fase de mudanças extraordinárias para toda a família. Esse período é excitante e desafiador, quando bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-las.
Você pode pensar que o desenvolvimento do seu bebê (como aprender a rolar, engatinhar e andar) e seu crescimento não tem nada a ver com o sono, mas a verdade é que caminham juntos! Abaixo uma descrição dos fenômenos chamados saltos de desenvolvimento, picos de crescimento e angústia de separação.
Saltos de desenvolvimento
Saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração.
Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que a quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono. Em outras palavras, um dos ‘efeitos colaterais’ desse trabalho todo que o cérebro dos bebês está fazendo é que eles não dormem tão bem quanto o fazem em períodos que não estão trabalhando em dominar uma nova habilidade. Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.
No período que imediatamente antecede o chamado salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir perdido no mundo, pois seus sistemas perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica, mas não tempo hábil para adaptação às mudanças. Então o mundo lhe parece estranho, e o resultado da ansiedade gerada é geralmente desejar voltar para sua base, ao que já lhe é conhecido, ou seja, a mamãe! Em vista disso, é comum ficarem mais carentes, precisando de mais colo, e com frequência há também alterações em seu apetite e sono.
Então, nessas fases, é preciso apenas ter um pouco de paciência e empatia com o bebê - depois do processo de aquisição da nova habilidade (como rir, engatinhar, sentar, interagir, andar) o bebê dá um salto no desenvolvimento e demonstra felicidade com o final da ‘crise’. Ou seja, por um lado, o bebê fica feliz com a nova habilidade e independência que vem junto, e já é capaz de se afastar um pouco da mamãe. Por outro lado, sente angústias e receios com essa nova situação. Isso lhe traz sentimentos dúbios: é como uma ‘dança louca’ entre separação e apego, onde o bebê irá flutuar entre os dois por um período.
A duração de cada salto é variável, mas geralmente depois de algumas semanas a fase difícil passa e tudo volta à normalidade. Bebês e crianças precisam de cuidados amorosos, empatia e novas experiências, e não de brinquedos caros. Fale com seu bebê, cante, brinque com ele, leia para ele. São atividades chave para o desenvolvimento do cérebro. Os saltos no desenvolvimento não cessam na infância, mas continuam até a adolescência.


Picos de crescimento
Picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos de picos os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo agora mais acelerado. Então o bebê que dormia longos períodos à noite pode começar a acordar mais e solicitar mais mamadas. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas, mas agora com o organismo da mãe adaptado a produzir mais leite.
É muito importante respeitar a demanda aumentada de mamadas, pois somente com a livre demanda é que a produção de leite materno se ajusta perfeitamente às necessidades do bebê.
Nesses períodos a mãe pode interpretar incorretamente a maior demanda de mamadas do bebê - ela pode achar que seu leite não está sendo suficiente, ou que está ‘fraco’ e pensar que a solução para a situação é oferecer complemento de leite artificial. Porém, é um erro oferecer mamadeiras com leite artificial nesses períodos, pois isso prejudica o equilíbrio perfeito da natureza de produzir o leite conforme a demanda de mamadas. Em outras palavras, ao dar leite artificial perde-se um estímulo poderoso no peito, o organismo assim entende que não precisa daquela mamada, e passa a produzir menos e não mais como é necessário!

Ansiedade de separação
A partir de 6 a 8 meses, em média, o bebê começar a perceber que é um indivíduo separado da mãe. Essa descoberta lhe traz angústia e pânico, então ele tende a solicitar muita atenção da mãe e pode chorar mais que o usual. Essa fase se completa num longo processo que continua a se manifestar de uma forma ou outra até os dois a três anos, ou até os cinco anos, de acordo com outros especialistas.
É preciso levar a sério a intensidade dos seus sentimentos. O bebê não está “chatinho”, “grudento” nem “manhoso”. Como a mãe é o seu mundo e representa sua segurança, e como a noção de permanência (ou seja, tudo que está longe do campo de visão) não está completamente estabelecida, essa angústia é muito acentuada. A maioria das conexões nervosas no cérebro são feitas na infância e a maneira com que lidamos com as emoções do bebê tem um efeito profundo em como essas conexões se refletirão na capacidade do bebê lidar com suas próprias emoções quando for adulto. Em outras palavras, experiências na primeira infância e interação com o ambiente são as partes mais críticas no desenvolvimento do cérebro da criança. (5)
O sistema de angústia da separação, localizado no cérebro inferior, está geneticamente programado para ser hipersensível. Nos primeiros estágios da evolução humana era muito perigoso que o bebê estivesse longe da sua mãe. Se não chorasse para alertar seus pais do seu paradeiro, não conseguiria sobreviver.
Então, quando o bebê sofre pela ausência dos seus pais, no seu cérebro ativam-se as mesmas zonas que quando sofre uma dor física. Ou seja, a linguagem da perda é idêntica à linguagem da dor. Não tem sentido aliviar as dores físicas, como um corte no joelho, e não consolar as dores emocionais, como a angústia da separação. Mas, infelizmente, é isso o que fazem muitos pais, por não conseguirem aceitar que a dor emocional de seu filho é tão real como a física. Essa é uma verdade neurobiológica que todos deveríamos respeitar.




Chegamos aos 5 meses.

No sabado dia 29 de junho chegamos aos 5 meses. Enzo 5 meses que nasceu e 5 meses que nasceu uma mae, 5 meses que eu renasci.
Com 5 meses e 3 dias pesei estava com 8 kilos e 64 cm, engordou 200 g e 2 cm.  Agora ele nao para queto e virando o tempo todo, hoje mesmo acordei cm ele resmungando e quando olhei ele estava de bruços deitado por cima do braço e o rostinho megulhado no colchao, fiquei doida quando vi. Agora os dentes estao querendo dar sinal esta cm uma coceira monstra na gengiva ontem comprei nenedente p passar e deu uma aliviada, e ontem tbm dei banho de chuveiro nele pela primeira vez nao curtiu muito e ficou assustado. ah como disse no outro post esta enjoado desde dos 4 meses e meio e desde esse tempo nao dorme anoite, graças a Deus que tem 2 dias que começou a dormir anoite, mas acordando toda hora chorando assustado mas esta dormindo melhor. 
bom  e isso. 

 beijos